top of page

MAIS QUE UM DIREITO, UMA DIREÇÃO AMPLA

  • Foto do escritor: Andressa Lemes
    Andressa Lemes
  • 4 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de nov. de 2021


REPRODUÇÃO: TIME MAGAZINE


O avanço da tecnologia trouxe muitas inovações para o cotidiano das pessoas, desta forma, atualmente se torna possível que PcDs possam conduzir carros, além de ganhar isenções de algumas taxas.


Os veículos adaptados possuem um diferencial, normalmente são desenvolvidos para levar autonomia aos condutores, ou seja, é instalada uma forma secundária de efetuar o movimento ou frenagem do carro. Vale ressaltar que os pedais costumam ficar no veículo, possibilitando que uma pessoa que não tem deficiência possa dirigir o mesmo automóvel.


Assim, os carros podem apresentar alavancas que são parafusadas na coluna de direção (parte inferior do volante), com barras de ferro que alcancem os pedais, então, basta que o condutor puxe para trás (movimento em sua direção) para acionar o acelerador ou puxar para frente (movimento em direção ao painel do carro) para frear, tais informações variam de acordo com o veículo.

Além disso, há outras maneiras de adaptações como por exemplo: controles manuais, sistema por voz, solo rebaixado (para que a pessoa possa entrar com a cadeira de rodas), etc.


Outro fator, é que os veículos destinados às PcDs, podem ter isenções de algumas taxas, como por exemplo: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Vale destacar que os dois primeiros impostos citados, só oferecem isenção caso o carro seja zero quilometro e com o valor inferior a 70 mil reais. No caso do IOF, não tem limite de preço, porém é necessário que o veículo seja financiado.


O futuro nos reserva automóveis que possuam tecnologias capazes de levar o ser humano em segurança para o destino, com carros autônomos. Esse fator será crucial para aumentar a inclusão nas ruas, já que, tais veículos funcionam por sensores e radares; controlador de velocidade; sistema de manutenção e mudança de faixas, e GPS de alta resolução. Assim será cada vez mais comum, pessoas deficientes quebrando barreiras e conquistando a tão sonhada independência.


Comments


RECEBA AS NOVIDADES

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page