"NÃO QUEREMOS O INCLUSIVISMO" DIZ MILTON RIBEIRO, EM RELAÇÃO ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
- Andressa Lemes
- 28 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de nov. de 2021
Durante uma entrevista realizada no dia 09 de agosto de 2021, o atual ministro da educação Milton Ribeiro declarou que alunos com deficiência atrapalham o aprendizado de outros estudantes na sala de aula.
No dia 24 do mesmo mês, Ribeiro voltou a esse assunto em uma entrevista para o programa “Direto ao Ponto”, transmitido pela rádio Joven Pan. Nesta entrevista, o ministro afirma: “O que nós queremos? Nós não queremos o 'inclusivismo', criticam essa minha terminologia, mas é essa mesmo que eu vou continuar a usar”.
O ministro defende que ao colocar crianças com deficiência, juntamente com outros estudantes, ninguém vai conseguir aprender, já que, segundo ele, “elas se atrapalham mutualmente. Nem uma ouve, nem o outro entende. Porque uma criança, por exemplo, com um grau muito elevado de um tipo de problema, essa criança não consegue aprender".
Além disso, Milton Ribeiro alegou que ele não estava sendo discriminatório, mas sim que estava se preocupando com o desenvolvimento dos alunos nas salas de aula. Ele afirma também que falta a capacitação de professores para cuidar de pessoas com deficiência (PcDs).
Com o objetivo de “comprovar” seus argumentos, Ribeiro exemplifica seu ponto de vista utilizando como exemplo as paraolimpíadas que ocorreram neste ano: “esse diagnóstico de limitações que as pessoas possuem é um diagnóstico feito pela sociedade. Estamos no meio das paraolimpíadas, por quê? Porque nós descobrimos que tem pessoas com limitações físicas, no caso, que não podem competir com outras que não tem [...]”. A partir desta perspectiva, ele mantém a fala/ideia de que estudantes com deficiência necessitam de turmas ou até mesmo escolas que atendam somente alunos deficientes.
MAS AFINAL, O QUE É O INCLUSIVISMO?
O termo inclusivismo está ligado a assuntos teológicos, mas não educacionais. Segundo uma pesquisa realizada pela “Revista Brasileira de História das Religiões”, o inclusivismo mostra os valores positivos de outras tradições, ou seja, apresenta características comuns entre as religiões, podendo afirmar que todas são iguais, porém com estilos diferentes. Vale ressaltar que esta expressão não hierarquiza as religiões com grau de superioridade.
DEFICIENTES NO BRASIL
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), juntamente com o IBGE, divulgaram no dia 26 de agosto de 2021, dados que revelam a quantidade de pessoas deficientes no Brasil com base em uma pesquisa realizada em 2019.

O direito à educação está previsto na lei, tendo em vista o capítulo IV, artigo 27 do Estatuto da Pessoa com Deficiência:
“[...] assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”.
Desta forma, foram analisados o acesso à educação e ao mercado de trabalho. Tais porcentagens foram comparadas com pessoas que não possuem nenhuma deficiência:

Portanto, o Brasil é um país que precisa aumentar a inclusão em todos os âmbitos, para que todos os direitos previstos na lei sejam cumpridos. Assim, se torna possível aumentar a empatia, integração e a inclusão das pessoas.
Comments