top of page

Paralimpíadas X inclusão social

  • Foto do escritor: Audrey Fontelas
    Audrey Fontelas
  • 28 de ago. de 2021
  • 1 min de leitura

Atualizado: 4 de nov. de 2021





As Paralimpíadas e as Olimpíadas ocorreram em Tóquio no segundo semestre do ano de 2021, mas só uma foi televisionada para o grande público no Brasil. Os Jogos Olímpicos ocorreram entre o dia 23 de julho a 8 de agosto, transmitidos pela emissora oficial a Rede Globo que cobriu 100% do evento. As Paralimpíadas aconteceram entre 24 de agosto a 5 de setembro, a emissora brasileira transmitiu pelo seu canal pago o SPORTV e a cobertura do evento não chegou a 60%.


A Rede Globo televisionou apenas a modalidade do futebol de 5, onde a seleção brasileira defende uma hegemonia. Durante a programação foram noticiados os atletas que ganharam as medalhas, destaques do evento e nas redes sociais especialmente no Twitter as pessoas puderam acompanhar com mais detalhes por perfis não oficiais.


O Comitê Brasileiro Paralímpico é um destaque nos jogos, ficando entre o top10 do mundo. Os atletas brasileiros conquistaram na última edição 72 medalhas, batendo recordes pessoais, mundiais ou paralímpicos. Apesar de ser um sucesso as marcas não investem nesse evento, mas nas Olimpíadas ocorrem o inverso. Exemplo disso é a plataforma de streaming Netflix que patrocinou somente um evento.


Existem diversas justificativas possíveis para a diferença entre os dois jogos, mas a falta de inclusão, representatividade e igualdade é nítida para todos os públicos. Quando ligamos a TV buscamos por alguma característica que possa nos representar. A falta dessa representatividade é algo para as crianças que buscam inspiração e as pautas repetitivas que retratam essas pessoas como super-heróis também atrapalham a inclusão na sociedade.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


RECEBA AS NOVIDADES

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page