top of page

DIREITO ALÉM DA LEI

  • Foto do escritor: Talita Souza
    Talita Souza
  • 28 de ago. de 2021
  • 1 min de leitura

Atualizado: 7 de nov. de 2021





O olhar inclusivo já deveria ter se tornado algo comum. Compreender todos os direitos de cada indivíduo com certeza provaria que a sociedade se encontra abrangedora e pronta para proporcionar o acesso igualitário a todos. Todavia, pessoas com deficiências (PcDs) ainda enfrentam desafios diante dos dias atuais, nos quais nem todas as leis são, de fato, cumpridas.


O passar dos anos tinha como intuito melhorar aspectos de vida para todos, visto que a tecnologia e outras ferramentas evoluem conforme o tempo. Entretanto, com cerca de 25% da população do país, ao menos 45 milhões de pessoas tem alguma deficiência segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019. Há ainda espaços nos quais não contam com o devido acesso que facilitem a locomoção, impossibilitando assim o acesso inclusivo ao público.


Ainda que exista a lei de número 10.098/2000, que determina a promoção de acessibilidade em espaços, a PcD ainda encara a pouca contribuição de locais amplos, ausência de rampas, pisos táteis, banheiros, entre demais fatores que retratam como ainda é comum, infelizmente, a falta de rigidez em manter um ambiente para todos.


Estar ciente de que os cidadãos devem ter seus direitos de ir e vir manteria a sociedade atenta a questões humanitárias, expandiria linhas de pensamentos futuros para que outras questões também evoluíssem de maneira inclusiva.


Commenti


RECEBA AS NOVIDADES

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page