A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA
- Audrey Fontelas
- 4 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de nov. de 2021

REPRODUÇÃO: FACEBOOK
O fisioterapeuta Willian Santos,25 anos, especialista em neuropediatria, está no início da carreira e atua na área da pediatria atendendo pacientes desde 3 aos 16 anos e fala sobre a importância da fisioterapia em PcD: “A fisioterapia visa sempre a funcionalidade e a independência dos deficientes. Prevenindo encurtamentos, deformações e auxiliando em muitas questões nas atividades da vida diária pertinentes à cada paciente.”
Pesquisas realizadas por profissionais da área apontam que a fisioterapia nesse grupo é extremamente importante, pois tem como benefícios a manutenção dos movimentos, prevenção para doenças e qualidade de vida. A saúde mental também é trabalhada, quando o paciente tem a sua independência mesmo que em pequenos gestos, mostrando a sua capacidade de fazer tudo e sem ajuda.
Santos mostra a sua visão sobre a inclusão social e os problemas que a sociedade enfrenta para incluir esse público: “ Embora tenha melhorado muito em vários âmbitos, ainda vejo enorme segregação desse público. Há inúmeros problemas, mas acredito que o principal e que leve aos outros seja o preconceito. Gerando uma ausência ou baixíssimas de políticas públicas destinadas a esse público, afetando ainda mais a segregação desse grupo, impedindo mobilidade, inclusão e aprendizado.”
Completa mostrando otimismo para o futuro “ Embora ainda estamos em uma situação precária, estamos evoluindo só olhar à 20 anos atrás.” Termina recomendando um filme que concorreu ao Oscar de melhor documentário no ano passado, Crip Camp, com filmagens reais da revolução feita pelos cadeirantes nos Estados Unidos.
Commentaires